terça-feira, 3 de setembro de 2013

História de Rachele Steingruber


       A Fundação Nova Suíça Rachele Steingruber é uma instituição sem fins lucrativos legalmente constituída, fundada em 16/11/1991 por Rachele Steingruber, enfermeira missionária radicada no Brasil desde o ano de 1949.

Rachele Steingruber nasceu em 30/06/1918, e desde criança aprendeu com seus pais a importância de se ajudar aos outros.

Ao visitar seu irmão Benjamin, que morava no interior do estado de Mato Grosso, Rachele se emocionou profundamente quando viu a pobreza deste povo desbravador. Foi assim que, no ano de 1949, ela decidiu se entregar de corpo e alma para ajudar os mais necessitados, quando deixou a sua casa em Cantonia Appenzell, Suíça, para morar no Brasil.

No município de Várzea Grande, Mato Grosso, Brasil, ela fundou um ambulatório médico, que logo começou a ser muito procurado pela população pobre da região. De lá, foi que Rachele Steingruber e sua irmã Rebecca partiam aos mais distantes sertões e florestas para visitar tribos de índios, em uma região quase quinze vezes maior que a Alemanha.

Visita de Rachele em Tribos de indios

           Nestas regiões isoladas não existiam médicos, Rachele e sua irmã deram assistência por mais de vinte anos e eram ali a única salvação para muitas pessoas.

As irmãs faziam partos, tratavam doenças tropicais, infecções, parasitoses e verminoses, lepra, desnutrição, fome, tiravam dentes e faziam pequenas cirurgias. Com seus amplos conhecimentos em enfermagem e as experiências práticas, Rachele e Rebecca logo foram chamadas de ‘Os Anjos de Mato Grosso’. Muitas honras e medalhas de mérito foram dadas a elas por seus incansáveis trabalhos pelo povo mais humilde e necessitado.

 
As duas irmãs Steingruber deixaram um grande legado e uma obra generosa.
 
Atualmente, a Fundação Nova Suíça ampliou sua missão, e seu foco é a valorização do ser humano como um todo,oportunizando o desenvolvimento social, cultural e econômico a partir de um conjunto de ações que insira os co-participantes nos processos sociais com qualidade, contando com a colaboração de voluntários nas áreas de psicologia, serviço social, dentre outros.


 Referencias : http://novasuica.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário